Sunday, January 20, 2008

Fumo irrequieto


Num intervalo de tempo; cigarros vão sendo aglutinados numa qualquer caixa desprovida de bom senso. A caixa é meramente um embrulho para um presente concreto real e que dá sonhos, o diálogo não é mudo e é deveras acesso, as personagens são 3 cigarros, um fosforo e um vulgar maço de tabaco.




Maço de tabaco: Contenho no meu interior o nefasto prazer de magia contemporanea, mas parece que me retiraram a liberdade de brilhar num país desprovido da mesma.
1ª cigarro: Eu quero lume, dás-me?
2º cigarro: como é que eu te posso dar lume, se está a chover e nem sequer sou um fósforo, pede lume ao fósforo
.1º cigarro: Fósforo, podes dar-me lume, por favor?
 De repente; o fósforo que estava num bolso perdido, aparece desenfreado e responde-lhe assim:
- Como é que eu te posso dar lume, sem uma caixa?
1º cigarro: Porra, nem tu me dás lume?
2º cigarro: Pá, tem calma, vou falar ali com outro cigarro. - Ouve lá, onde é que se arranjam caixas nesta hora?
3º cigarro: Eu sei lá, mas também não se pode fumar em lado nenhum e está a chover, quereis ficar todos molhados? Os outros cigarros ficam cabisbaixos e voão dizendo isto:
- Como é que podemos ser acesos, quando nos cortaram a liberdade de o fazermos?
Num intervalo de poucos minutos, aparece outra caixa, que vai dizendo isto:
- Eu sou uma caixa de fósforos vazia, mas tenho lixa, tenho alguma utilidade?
O fósforo grita automaticamente:
- Sim, põe-me a arder para acender aqueles três cigarros.
O maço de tabaco os cigarros vai pensando para si mesma:
- Que cambada de lunáticos e onde é que estes cigarritos podem ser fumados?Não sabem que precisam de espaço para isso?
Mas os cigarros não se importam, o fósforo muito menos e a outra caixa menos ainda e numa travessa qualquer numa rua casual, encostado a uma parede, eles vão sendo tragados, sem a chuva os molhar, devido ao parco tecto que esta tem.
E num sorriso e num esgar triunfante; o maço de tabaco diz:
- E não é que aqueles malucos se safaram?
E vinda no nada, aparece a autoridade a GRITAR:
- COMPORTEM-SE.

No comments: